Historial


Grupo de Danças e Cantares de Vermil
Fundado em 29-07-1980

O Grupo de Danças e Cantares de Vermil foi fundado a 29 de julho de 1980, nesta freguesia do concelho de Guimarães, distrito de Braga, e está integrado no Centro Cultural e Recreativo de Vermil.

Vermil sempre foi terra com enorme tradição cultural e apetência pelo associativismo. Assim, foi com naturalidade que, aproveitando os cortejos e leilões de oferendas para angariação de fundos para obras de restauro da igreja e construção do salão paroquial, nasceu este Grupo.

Raparigas e rapazes da freguesia movidos pela tradição dos seus antepassados evoluíram de algumas danças para cortejos, para um profundo estudo e recolha dos usos e costumes, constituindo-se como verdadeiros embaixadores do folclore do Baixo Minho.

O Grupo de Danças Cantares de Vermil exibe trajos representativos de finais do século XIX e princípios do século XX, nomeadamente Domingueiros, Mordoma, de trabalho Eira e Linho e de Luxo. As suas danças e tocata ilustram, particularmente, os costumes ligados ao quotidiano agrícola vivido nesta época.

Composto por cerca de 50 elementos, conta com atuações por todo o país, em romarias e festivais, estando inscrito no Inatel e sendo um ativo valioso na perpetuação da cultura de Guimarães.

O grande objetivo do Grupo de Danças e Cantares de Vermil é continuar a levar o nome e as tradições da sua terra a todo o país e estrangeiro, reavivando a riqueza de um passado, cada vez mais indispensável para podermos encarar o futuro.

Grupo de Danças e Cantares de Vermil - 4805 Vermil, Guimarães, Portugal
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora